Fran Chimanovitch

18 de fevereiro – Dia de Combate Nacional ao Alcoolismo

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, o alcoolismo é um dos principais problemas da saúde pública do Brasil, e cresceu pós pandemia

Reprodução
publicidade

Esta data foi instituída para conscientizar e alertar os brasileiros sobre o consumo excessivo do álcool e a sua dependência, que podem ocasionar diversos problemas à saúde física e mental. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, o alcoolismo é um dos principais problemas da saúde pública do Brasil, e cresceu pós pandemia.  Nesta doença, o indivíduo consome álcool compulsivamente e se torna tolerante aos efeitos causados.

Alguns sintomas do alcoólico:

Necessidade e desejo incontrolável de beber;

Ter dificuldades para parar de beber depois de ter começado;

Sintomas físicos quando a interrupção do consumo: náuseas, ansiedade, suor e tremores;

Adquirir tolerância e sentir a necessidade de doses maiores , para que, assim, atinja o mesmo efeito que era obtido com doses inferiores;

Considerar a bebida uma válvula de escape para momentos ruins.

Reflita e responda às seguintes perguntas para si mesmo:

Em algum momento você já pensou que deveria diminuir o seu consumo de bebidas alcoólicas?

Você já sentiu culpa por beber?

Você costuma beber para se sentir bem?

Você já foi criticado por causa do seu consumo de álcool?

Estas perguntas não são suficientes para um diagnóstico, mas apenas um “sim” pode sugerir um problema. 

O alcoolismo é tratável, mas não tem cura, é necesário o tratamento contínuo, o que significa que, embora o alcoólico esteja sóbrio por bastante tempo, ele ainda será suscetível a ter alguma recaída. Por isso é que apenas “reduzir” o consumo não é o suficiente, já que este ato apenas retarda o problema.

Ter uma recaída não é sinônimo de fracasso, mas deve ser impulso para que o foco seja retomado.

O primeiro passo é reconhecer a dependência da substância e, em seguida, buscar ajuda. Ter o acompanhamento de um psicólogo e fazer terapia é de grande valia para analisar e entender o que leva o indivíduo a beber, desconstruindo hábitos e se adaptando a uma rotina nova.

Locais onde se pode conseguir ajuda:

A.A: O alcoólicos Anônimos é  uma comunidade voluntária de homens e mulheres que se reúnem para dividir experiências no combate ao alcoolismo e que buscam manter a sobriedade por meio da abstinência total de bebidas alcoólicas.

CAPS AD, centro de atenção psicossocial álcool e drogas, atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas, através de grupos, terapia ocupacional, atividade física, atendimento médico e psicológico.

Agora que você já sabe um mais sobre esta doença, saiba que o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é uma data de extrema importância para conscientizar e mobilizar a população a saber mais sobre a doença, além de ajudar e dar forças para os dependentes químicos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Conexão Juquery 
COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.