Franco da Rocha está entre os 12 municípios de São Paulo com os piores índices de poluição do ar

Flávio Xavier
publicidade

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, no mês de julho, revelou que Araçariguama e outras 11 cidades do estado de São Paulo estão entre os municípios com os piores índices de poluição do ar. Além de Araçariguama, municípios como Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar e Caieiras também apresentam altos níveis de material particulado fino (MP2,5), com concentrações médias anuais que ultrapassam o limite de 5 µg/m³ estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), chegando a 39 µg/m³.

Essas partículas, resultantes principalmente de queimadas, indústrias e veículos, têm dimensões microscópicas, com apenas 2,5 micrômetros, e são perigosas à saúde. Ao serem inaladas, podem alcançar os pulmões e a corrente sanguínea, causando uma série de problemas, como doenças respiratórias, cardíacas e até câncer.

+ Governo de SP prorroga fechamento de 81 Unidades de Conservação para prevenir incêndios até o próximo dia 29

Além das cidades citadas, Barueri, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista também integram a lista dos municípios com níveis críticos de poluição, reforçando a necessidade de ações urgentes para mitigar os impactos ambientais e proteger a saúde pública.

Os dados ressaltam a gravidade da situação ambiental em uma vasta área do estado de São Paulo, com 645 municípios apresentando níveis de poluição acima do recomendado pela OMS. O estudo alerta para a necessidade de medidas de controle mais rigorosas e políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ar nessas regiões, principalmente nas áreas mais afetadas, como Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar e Caieiras.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Conexão Juquery 
COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.