Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, faleceu na madrugada desta sexta-feira (1), aos 85 anos, em Franco da Rocha. Nascido em 1939, ele tornou-se influente no catolicismo brasileiro após conhecer, em 1956, Plínio Corrêa de Oliveira, fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), de quem foi fiel discípulo.
Com uma formação ampla em Direito, Teologia e Direito Canônico, Clá Dias fundou institutos de filosofia e teologia e a revista Arautos do Evangelho, além de publicar 27 obras. Em 2005, foi ordenado padre e, mais tarde, recebeu honrarias como a medalha Pro Ecclesia et Pontice do papa Bento XVI.
Sua trajetória, no entanto, também foi marcada por polêmicas. Em 2017, Clá Dias renunciou à presidência dos Arautos após a divulgação de um vídeo controverso e, posteriormente, a associação foi alvo de acusações de abusos, encerradas judicialmente em 2024, com decisão favorável à instituição.
Os Arautos do Evangelho, em nota, destacaram o “legado de santidade” do fundador. A última missa de despedida será celebrada neste domingo, 3 de novembro, às 15h.