Mairiporã deu início a mais uma edição do Projeto Navega, iniciativa que oferece aulas práticas de canoagem a alunos do 5º ano da rede municipal de ensino. As atividades acontecem diariamente na represa Paiva Castro, localizada na região central da cidade, e atendem cerca de 400 estudantes por semana. O município é o único da Região Metropolitana de São Paulo a manter, com recursos próprios, o ensino gratuito de esportes náuticos.
O projeto teve origem como uma ação do Governo do Estado, voltada a cidades com acesso a rios, represas e mar. Atualmente, apenas algumas prefeituras, como a de Mairiporã, decidiram dar continuidade à proposta com gestão municipal.
Com foco em educação, inclusão, recreação e cooperação, o Projeto Navega busca promover a canoagem como ferramenta pedagógica. “A canoagem será uma ferramenta educacional, proporcionando o lazer e diversão em um ambiente seguro e recreativo. Todos alunos serão acompanhados por professores de Educação Física com qualificação na modalidade canoagem”, explicou o coordenador da iniciativa, Rodrigo Paraizo Macedo. As aulas seguem protocolos de segurança estabelecidos pela Confederação Brasileira de Canoagem.
Para viabilizar o projeto, a Prefeitura de Mairiporã investiu na reforma e adequação dos caiaques, garantindo segurança e infraestrutura adequada para os participantes. Em uma segunda fase, o município pretende ampliar o atendimento, oferecendo aulas abertas à comunidade aos sábados.
“A volta do Projeto Navega como uma iniciativa do município significa retomar um caminho de amor à natureza e ao esporte. Acreditamos que o esporte náutico é um importante vetor de conscientização sobre a preservação ambiental e de construção de valores para nossas crianças”, afirmou o prefeito Aladim.