Documentário sobre o Hospital Juquery é premiado em Nova York

Premiação é uma das mais importantes do mercado audiovisual que celebra conteúdos excepcionais e inovadores de televisões ao redor do mundo

Cena do documentário
publicidade
publicidade

Na última terça-feira (18), foram revelados os vencedores da edição 2023 do New York Festivals TV & Film Awards, um dos mais importantes festivais do mercado audiovisual que celebra conteúdos excepcionais e inovadores de televisões ao redor do mundo.

E a Globo foi reconhecida com 16 prêmios, sendo quatro deles de ouro: para o documentário da GloboNews “Juquery – Lugar fora do Mundo“, para os efeitos especiais da novela da TV Globo “Mar do Sertão”, para a abertura da reportagem “Bataclan” do “Fantástico” e para a chamada da série “Copa do Mundo, uma história imortal”.

Pela GloboNews, o documentário Juquery – Lugar fora do mundo conquistou o reconhecimento máximo por parte do júri na categoria Direitos Humanos. Ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores relatam as inúmeras violações dos direitos humanos que aconteceram no Juquery, o maior hospital psiquiátrico do Brasil, que funcionou por mais de 120 anos e fechou suas portas em 2021.

A unidade, situada em Franco da Rocha, chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 1970 e foi palco de atrocidades. A produção audiovisual revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a ditadura militar.

O documentário “Juquery – Lugar Fora do Mundo” está disponível para assinantes do GloboPlay. 

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.