Franco da Rocha é a terceira cidade com maior incidência de dengue na RMSP

Diante do aumento de casos, população voltou a questionar o valor de R$ 4 destinado ao combate de pandemias, endemias e outros surtos

Reprodução
publicidade

Franco da Rocha é a terceira cidade com maior incidência de dengue na Região Metropolitana de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com mais de 150 casos confirmados a cada 100 mil habitantes, a cidade só fica atrás de Guarulhos (203,4) e Suzano (163,65). O governo estadual considera epidemia quando esse número passa dos 300. Cotia (89,90) e a capital paulista (85,47) fecham a lista de municípios com maior incidência.

Leia também:
Maternidade de Franco da Rocha completa 3 anos de atraso sem data para inauguração
UPA: Secretária diz que número de reclamações é pequeno ante ao número de atendimentos

Diante do aumento de casos, a população de Franco da Rocha voltou a questionar nas redes sociais o valor de R$ 4 destinado pela Secretaria Municipal de Saúde ao combate de pandemias, endemias e outros surtos previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2024. De acordo com a secretária de Saúde, Thaís Marques, o orçamento é meramente um arranjo de números, uma estimativa, o que não impede sua readequação.

Mortes no estado

O número de mortes por dengue no estado aumentou para nove, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Três novos óbitos foram confirmados desde o último boletim divulgado na quinta-feira (9). As mortes foram registradas em Bebedouro (1), Guarulhos (1), Pederneiras (1), Pindamonhangaba (2), São Paulo (1), Taubaté (2) e Tremembé (1).

Outros 14 óbitos estão em investigação, conforme informações do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

O estado já confirmou mais de 44 mil casos de dengue, um aumento de 10 mil casos em relação ao último boletim, que registrava mais de 34 mil casos. Além disso, há 34 mil notificações de suspeita da doença em investigação.

Vacina

A Secretaria Estadual da Saúde recebeu na última sexta-feira (9) as primeiras 79,6 mil doses de vacina contra a dengue enviadas pelo Ministério da Saúde a São Paulo, mas ainda não iniciou a aplicação do imunizante no público-alvo – crianças de 10 a 11 anos de idade residentes nas cidades da região do Alto Tietê. Mesmo com a terceira maior incidência de dengue na RMSP, Franco da Rocha não foi incluída para receber a primeira remessa da vacina.

As cidades do Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel – foram escolhidas pelo ministério dentro de uma relação de 521 municípios brasileiros a receber primeiro as doses. São cidades com os mais elevados índices de internação por causa da doença.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.