A Câmara Municipal de Franco da Rocha aprovou, na tarde desta quarta-feira (22), a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias contra Bran Celeguim, pré-candidato a prefeito pelo PT e atual chefe de Gabinete da Prefeitura. Bran Celeguim é acusado de improbidade administrativa e de fraudar licitação.
Segundo os vereadores, eles receberam emails relatando eventuais irregularidades na contratação da empresa para realização da decoração de Natal. O requerimento para a abertura da CPI foi assinado pelos vereadores Edilson Marques da Ambulância, Ramon Melo, Rodrigo da Brasil e Sheila Renteiro.
A Câmara Municipal já havia sido informada, pelo Ministério Público, sobre a denúncia em andamento, a respeito da mesma contratação para montagem da estrutura de Natal no Jardim do Juquery.
Segundo a denúncia, a empresa Publi Eventos iniciou a montagem da estrutura, em novembro, antes mesmo do processo licitatório ser concluído, conforme publicação do próprio dono da empresa em suas redes sociais.
A decoração natalina foi finalizada no início de dezembro, com a chegada do Papai Noel no dia 08. Entretanto, a empresa vencedora da licitação só foi anunciada pela prefeitura no dia 18 de dezembro. Um munícipe questionou como a Publi Eventos e a prefeitura poderiam saber quem venceria a licitação.
Segundo a denúncia, a empresa teria realizado o serviço, sendo que chegou a emitir nota fiscal que foi aprovada pela secretaria chefiada por Bran Celeguim para que houvesse o pagamento.
Segundo o requerimento dos vereadores, a prefeitura informou ao Ministério Público que o contrato foi cancelado e que a decoração foi realizada pela equipe da prefeitura. Entretanto, para realizar a contratação dos serviços de decoração natalina, Bran Celeguim havia justificado a necessidade da contratação justamente pela falta de equipe técnica.
O requerimento da Câmara Municipal solicita ainda o afastamento de Bran Celeguim do cargo de chefe de Gabinete para evitar que ele interfira nas investigações.
Os vereadores Kinho Andrade, Dado e Edilson Marques da Ambulância foram sorteados para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. Kinho Andrade irá presidir a CPI, Dado será o relator e Edilson Marques ocupará o cargo de vice-presidente.
Além de ser pré-candidato a prefeito e chefe de Gabinete da Prefeitura, Bran Celeguim é filho do deputado estadual Maurici, irmão do deputado federal Kiko Celeguim e filho da ex-secretária de educação e atual secretária de governo Renata Celeguim.
Acompanhe nossa reportagem para mais detalhes sobre o desenrolar dessa investigação e os próximos passos da CPI.