Aluno de Jundiaí é o primeiro da região a participar de intercâmbio internacional gratuito

Programa estadual “Prontos pro Mundo” enviará 500 estudantes para países de língua inglesa no primeiro semestre

Argel do Valle/Governo de SP
publicidade

Gustavo de Souza Santos, estudante da Escola Estadual Alessandra Rodrigues de Oliveira Pezzato, em Jundiaí, é o primeiro aluno da Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí a participar do programa de intercâmbio internacional Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Ele embarcou para o Reino Unido no dia 9 de janeiro, onde ficará hospedado por três meses na cidade de Amesbury.

O programa, que é totalmente gratuito para os participantes, enviará 500 estudantes para países de língua inglesa ainda neste semestre, incluindo Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O primeiro grupo, com 96 alunos, já chegou à Inglaterra, e entre eles, Gustavo destaca a importância da oportunidade: “Para mim, o Prontos pro Mundo é uma chance de conhecer lugares novos, ter mais conhecimento e melhorar minha vida e minhas oportunidades no futuro. Meu conselho para outros alunos é que estudem sempre, pois isso pode mudar tudo.”

Viagem acompanhada por autoridades

O embarque dos alunos foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo cônsul-geral britânico em São Paulo, Jonathan Knott, e pelo secretário da Educação, Renato Feder. Para 85 dos estudantes que embarcaram, a viagem marcou a primeira experiência de voo. Segundo o governador, o programa busca desenvolver habilidades de comunicação em outro idioma, oferecendo experiências transformadoras. “Com certeza será algo marcante para todos eles”, afirmou.

Oportunidade inédita e inclusiva

O Prontos pro Mundo destina-se a alunos do ensino público estadual que se destacaram no Saresp e cumpriram as etapas do processo seletivo. Com investimento de R$ 85 milhões, o programa prevê o envio de 2 mil estudantes ao exterior até 2026. “É um benefício que contempla jovens de cidades grandes, médias e pequenas, incluindo municípios em situação de vulnerabilidade”, destacou a Seduc-SP.

Ainda neste semestre, outros 400 alunos embarcarão para Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O próximo grupo viaja no dia 28 de janeiro, com sete estudantes da Diretoria de Jundiaí incluídos na etapa rumo ao Canadá.

Experiência transformadora

Gustavo, que mora com os pais comerciantes e o irmão em Jundiaí, acredita que a vivência internacional será um divisor de águas. Ele se hospedará com um casal britânico enquanto cursa o ensino médio em Amesbury. “Estudar inglês e aproveitar essa experiência vai abrir portas para mim e para muitos outros jovens”, concluiu.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.