Câmara Municipal de Franco da Rocha aprova CPI para investigar Bran Celeguim

Chefe de Gabinete da Prefeitura é acusado de improbidade administrativa e de fraudar licitação para decoração de Natal

Prefeitura de Franco da Rocha
publicidade

A Câmara Municipal de Franco da Rocha aprovou, na tarde desta quarta-feira (22), a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias contra Bran Celeguim, pré-candidato a prefeito pelo PT e atual chefe de Gabinete da Prefeitura. Bran Celeguim é acusado de improbidade administrativa e de fraudar licitação.

Segundo os vereadores, eles receberam emails relatando eventuais irregularidades na contratação da empresa para realização da decoração de Natal. O requerimento para a abertura da CPI foi assinado pelos vereadores Edilson Marques da Ambulância, Ramon Melo, Rodrigo da Brasil e Sheila Renteiro.

A Câmara Municipal já havia sido informada, pelo Ministério Público, sobre a denúncia em andamento, a respeito da mesma contratação para montagem da estrutura de Natal no Jardim do Juquery. 

Segundo a denúncia, a empresa Publi Eventos iniciou a montagem da estrutura, em novembro, antes mesmo do processo licitatório ser concluído, conforme publicação do próprio dono da empresa em suas redes sociais. 

blank
Post realizado por Beto Seixas (proprietário da Publi Eventos), no Facebook, antes da licitação

A decoração natalina foi finalizada no início de dezembro, com a chegada do Papai Noel no dia 08. Entretanto, a empresa vencedora da licitação só foi anunciada pela prefeitura no dia 18 de dezembro. Um munícipe questionou como a Publi Eventos e a prefeitura poderiam saber quem venceria a licitação.

Segundo a denúncia, a empresa teria realizado o serviço, sendo que chegou a emitir nota fiscal que foi aprovada pela secretaria chefiada por Bran Celeguim para que houvesse o pagamento. 

blank

Segundo o requerimento dos vereadores, a prefeitura informou ao Ministério Público que o contrato foi cancelado e que a decoração foi realizada pela equipe da prefeitura. Entretanto, para realizar a contratação dos serviços de decoração natalina, Bran Celeguim havia justificado a necessidade da contratação justamente pela falta de equipe técnica.

blank

O requerimento da Câmara Municipal solicita ainda o afastamento de Bran Celeguim do cargo de chefe de Gabinete para evitar que ele interfira nas investigações.

Os vereadores Kinho Andrade, Dado e Edilson Marques da Ambulância foram sorteados para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito. Kinho Andrade irá presidir a CPI, Dado será o relator e Edilson Marques ocupará o cargo de vice-presidente.

Além de ser pré-candidato a prefeito e chefe de Gabinete da Prefeitura, Bran Celeguim é filho do deputado estadual Maurici, irmão do deputado federal Kiko Celeguim e filho da ex-secretária de educação e atual secretária de governo Renata Celeguim.

Acompanhe nossa reportagem para mais detalhes sobre o desenrolar dessa investigação e os próximos passos da CPI.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.