A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na última quarta-feira (27) o aviso de abertura da licitação LC00524/24, visando a concessão da antiga estação de trem de Franco da Rocha para a iniciativa privada. O local, que inclui também um estacionamento anexo, totaliza uma área de 7.550 m² e será destinado a uso comercial pelo vencedor da licitação. As informações são do Diário dos Trilhos.
De acordo com o edital, o contrato será concedido à proposta que oferecer o maior valor pelo local, permitindo ao concessionário a exploração do espaço por 390 meses, o equivalente a mais de 32 anos. A empresa vencedora terá a liberdade de definir a melhor utilização comercial da área.
+ Mãe de Kiko e Bran Celeguim assume ex-cargo do filho na Prefeitura de Franco da Rocha
A concessão não inclui a Linha 7-Rubi/Trem Intercidades, cujo contrato foi vencido pelo Consórcio C2 Mobilidade. O escopo da concessão abrange a utilização do espaço para a implantação de empreendimentos associados à estação Franco da Rocha da Linha 7 – Rubi, bem como a administração, manutenção e exploração comercial do empreendimento e a restauração das edificações tombadas da antiga estação ferroviária.
Qualquer intervenção no espaço, que envolve área de tombamento e parte de sua área envoltória, necessitará de aprovação prévia dos órgãos de preservação, para assegurar que as obras não descaracterizem o patrimônio histórico.
A sessão pública para o recebimento de propostas, abertura e declaração do vencedor está marcada para o dia 3 de setembro. A antiga estação de Franco da Rocha foi desativada desde a inauguração da nova estação, localizada ao lado, e tem permanecido ociosa desde então.