Dengue: Como usar o hipoclorito de sódio (presente na água sanitária) para combater o Aedes aegypti

Com aumento de casos durante o verão, especialista orienta sobre o uso do hipoclorito de sódio para eliminar focos do mosquito transmissor

Tacio Philip Sansonovski/Shutterstock
publicidade

Durante o verão, os casos de dengue aumentam consideravelmente. Isso acontece devido à alta incidência de chuvas em grande parte do país, e o acúmulo de água faz com que a proliferação do mosquito Aedes Aegypti se intensifique. Somado ao calor intenso, o ambiente fica ainda mais propício para que os ovos colocados pelas fêmeas eclodam e deem origem a milhares de novos mosquitos. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou, ao longo de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação.

A boa notícia é que é possível conter a proliferação do mosquito com um produto que, certamente, a maioria das pessoas tem em casa e tem um preço bem acessível: o hipoclorito de sódio. Além de um eficiente alvejante usado no clareamento de roupas e no tratamento de piscinas, o hipoclorito é um poderoso agente antisséptico, com propriedades desinfetantes e germicidas, eficiente arma doméstica contra os microrganismos.

Confira as dicas da Mirela Quarantini Alvim, especialista em limpeza da Ecoville Bahia, maior rede de produtos de limpeza do Brasil, de como usar o produto em diferentes locais:

  • Desinfecção de ralos: Assim como as calhas e canaletas, os ralos são locais em que a água pode ficar acumulada. “Dessa forma, adicione 15 ml de hipoclorito de sódio nos ralos externos e nos ralos internos que não são de uso diário. Lembre-se de repetir esse processo semanalmente, em um dia fixo”, diz Mirela.
  • Higienização de tambores de armazenamento de água não utilizada para consumo humano: Geralmente essa água é usada para lavar o quintal, as calçadas ou o carro, por exemplo. “Mesmo que ele esteja fechado, de modo preventivo, acrescente 400 ml de hipoclorito de sódio a cada 200 litros de água”, sugere a especialista.
  • Vasos e caixas de descargas sanitárias: Nos vasos sanitários que não são utilizados diariamente, como banheiros de visitas, de áreas externas e outros, o mosquito da dengue pode se proliferar, bem como nas caixas de descargas. “Para se proteger, adicione 5 ml de hipoclorito de sódio no vaso. Já nas caixas de descargas coloque 30 ml do produto”, comenta Mirela.
  • Caixas d’água: Depois da limpeza e eliminação da sujeira, adicione um litro de hipoclorito de sódio para cada mil litros de água. “Após duas horas, esvazie novamente a caixa, abrindo todas as torneiras, pois assim é possível limpar os canos da casa. Então enxágue, encha com água potável e tampe. O ideal é fazer essa limpeza e higienização a cada seis meses”, explica a especialista.
  • Plantas: O hipoclorito de sódio pode ser utilizado para regar as plantas, principalmente aquelas que tendem a acumular água, como as bromélias. “Para isto utilize a diluição de uma colher de sopa por litro de água, pois nessa quantidade é inofensivo para elas”, ensina Mirela.
  • Limpeza geral: Dilua 10 ml de hipoclorito de sódio em um litro de água e passe no chão e em superfícies diariamente.

“Como dica final, para este período do verão, intensifique os cuidados e dedique ao menos 10 minutos para cuidar do seu ambiente, da sua casa e ver se tem algum objeto que possa acumular água. Faça a sua parte e incentive os vizinhos e amigos a fazer o mesmo, assim todos estarão seguros e poderão aproveitar a estação mais esperada do ano com saúde”, finaliza a especialista da Ecoville.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.