Detran-SP elimina a cobrança de taxa para atualização de endereço com CNH estadualizada

Nova regra entrou em vigor em 2025 e elimina taxa para atualização do cadastro no Detran-SP

Governo de SP
publicidade

Desde 1º de janeiro de 2025, os motoristas do estado de São Paulo não precisam mais pagar taxa para atualizar o endereço na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a implementação da estadualização do documento, a mudança cadastral passou a ser gratuita e obrigatória, garantindo que as notificações e documentos eletrônicos sejam corretamente entregues.

Outra alteração importante é que o campo “Local” no verso da CNH paulista não exibe mais o município de residência do condutor, passando a constar apenas “São Paulo/SP” como local de expedição.

A medida busca simplificar o processo e reduzir custos para os condutores. “O novo procedimento leva ao cidadão paulista o benefício da redução de custos em decorrência da transformação digital e do avanço na reformulação de fluxos e processos do Detran-SP”, afirmou Talita Rodrigues, diretora de Habilitação e Condutores do Detran-SP.

Como atualizar o endereço?

Para realizar a atualização, o motorista deve acessar o site do Detran-SP e seguir as orientações disponíveis. Já aqueles que se mudarem para fora do estado devem solicitar a transferência da CNH no órgão de trânsito do estado de destino.

A falta de atualização pode resultar em penalidades conforme o artigo 241 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.