Escolas de Caieiras e Mairiporã são confirmadas no modelo cívico-militar em SP

Colégios Albino Fiore e Arthur Weingrill estão entre as 100 unidades escolhidas pela Seduc-SP; programa começa no segundo semestre

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Após participarem de três rodadas de consulta pública, as escolas estaduais Albino Fiore (Caieiras) e Arthur Weingrill (Mairiporã) foram confirmadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) entre as 100 unidades que adotarão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. A informação foi publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado.

A seleção das escolas integra o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que prevê beneficiar cerca de 50 mil estudantes. A iniciativa contemplará unidades de 89 municípios paulistas, com prioridade para cidades com maior vulnerabilidade social e baixo desempenho educacional. Do total, 80 municípios têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual e 37 estão abaixo da média nacional.

No caso de Caieiras e Mairiporã, a participação foi garantida após a aprovação nas votações promovidas em suas respectivas comunidades escolares. A adesão ao programa só foi validada quando as unidades atingiram o quórum mínimo de 50% mais um dos votos válidos. Segundo a Seduc-SP, mais de 106 mil votos foram contabilizados em todo o estado, com 87% favoráveis à implantação do modelo.

Como 132 escolas chegaram à fase final do processo, a secretaria estabeleceu critérios técnicos para a escolha das 100 unidades que comporiam a lista oficial, entre eles o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), o desempenho no IDESP e a presença de pelo menos uma escola por município participante.

As escolas seguirão o Currículo Paulista e contarão com o apoio de monitores civis e militares selecionados por meio de processo conduzido pela Seduc-SP, com suporte da Secretaria da Segurança Pública, responsável pela análise de antecedentes dos candidatos.

A expectativa do governo estadual é de que a adoção do modelo cívico-militar promova avanços na disciplina, no rendimento escolar e na convivência dentro das escolas.

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