Com shows de peso, atrações para toda a família e uma mensagem firme em defesa dos direitos dos trabalhadores, a Festa do Trabalhador promovida pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Franco da Rocha (SECFR) reuniu cerca de 40 mil pessoas nesta quarta-feira (1º), no Parque Municipal Benedito Bueno de Moraes. A celebração gratuita marcou o 1º de Maio com música, solidariedade e mobilização social.
Ao longo do dia, o público acompanhou apresentações de Reencontro do Samba, Onda Certa, Ricardinho e Banda, Pagode Família, Grupo Viola, Deu Samba, Panela Preta e Parakunde. O encerramento ficou por conta do lendário grupo Fundo de Quintal, que levou milhares de pessoas ao delírio em um verdadeiro espetáculo de samba e celebração popular.

Além da programação musical, o evento promoveu o 10º Jogo Solidário com o Corinthians Másters e diversas atividades esportivas, garantindo opções de lazer para todas as idades. Uma praça de alimentação variada e brincadeiras infantis completaram a estrutura da festa, que ainda sorteou três motos zero quilômetro entre os presentes.
Segundo Leozildo Aristaques Barros, presidente do Sindicato, a festa tem um significado que vai além do entretenimento. “Esse evento é para passar a mensagem que é o apoio ao fim da escala 6×1, que é uma das bandeiras da nossa luta, que é a vida após o trabalho. Todo trabalhador tem o direito de se divertir, de passear com a família e de estudar. Essa escala da 6×1 escraviza o trabalhador. Então é uma satisfação enorme ver um parque tão lotado”, afirmou.
O evento também foi um reflexo da atuação do sindicato em toda a região. O SECFR representa trabalhadores de sete cidades, entre elas Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã, Cajamar, Santana de Parnaíba e até o bairro de Terra Preta, em Mairiporã. “É sempre um desafio muito grande realizar um evento desses, porque a gente trabalha com um público muito grande”, destacou Junior do Sindicato, secretário financeiro do SECFR. “Mas tivemos o apoio da prefeita Lorena, que cedeu o espaço, e graças a Deus conseguimos realizar essa festa maravilhosa.”