A partir do segundo semestre de 2025, passageiros que utilizam o Serviço 710 da CPTM, que une as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi, terão mudanças significativas em suas rotinas. O serviço será descontinuado quando a Linha 11-Coral começar a operar plenamente entre Mogi das Cruzes e a Estação Palmeiras-Barra Funda. A alteração exigirá baldeações adicionais na Estação Luz, interrompendo a conexão direta entre o ABC e a Zona Oeste de São Paulo.
A mudança faz parte do processo de concessão da Linha 7-Rubi para a Tic Trens, empresa do Grupo Comporte, que assumirá a operação em novembro de 2025. A Linha 10-Turquesa continuará sendo gerida pela CPTM, mas será limitada ao trecho entre Rio Grande da Serra e Luz.
Impacto para os passageiros
Com o fim do Serviço 710, os passageiros do ABC que precisam seguir até a Zona Oeste terão que fazer transferências adicionais, seja para a Linha 3-Vermelha do Metrô na Estação Brás ou para a Linha 11-Coral na Estação Luz. A mudança deve aumentar o tempo de viagem e afetar diretamente a comodidade do trajeto.
Além disso, a Linha 10-Turquesa passará a contar com trens mais antigos, modelos 7000 e 2070, que substituem os modernos trens 8500 e 9500. A mudança também elimina o sistema de gangway, que permite a livre circulação entre os vagões.
Futuro da CPTM e novos projetos
O governo de São Paulo pretende conceder todas as linhas da CPTM à iniciativa privada até 2025, incluindo a Linha 10-Turquesa. A nova concessionária será responsável por projetos como a construção da Linha 14-Onyx, que conectará Santo André a Guarulhos, passando pela Zona Leste da capital.
Essas alterações marcam o fim do modelo operacional da CPTM e representam uma transição significativa no sistema ferroviário paulista, com impactos diretos na mobilidade da população.