O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, dará início à instalação de um novo sistema de sirenes de alerta em municípios da Grande São Paulo e do interior do estado. A medida visa proteger a população em áreas vulneráveis a desastres naturais, como deslizamentos de terra, alagamentos e cheias de rios.
Ferraz de Vasconcelos será o primeiro município a receber os novos equipamentos, com entrega programada para esta terça (22). Em maio, Francisco Morato, será a próxima cidade a contar com as sirenes, que têm como objetivo alertar a população sobre a necessidade de evacuação imediata em casos de desastres.
Além de Francisco Morato, as cidades de Capivari e São Luiz do Paraitinga, no interior do estado, também receberão sirenes equipadas com tecnologia de monitoramento em tempo real dos níveis dos rios. Este sistema de telemetria permite que os alertas sejam acionados automaticamente quando o nível das águas atingir níveis críticos, proporcionando tempo para a evacuação de áreas sujeitas a alagamentos.
Atualmente, o estado já conta com sirenes de alerta em municípios como Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá. Com a ampliação do sistema, o objetivo é oferecer uma cobertura mais ampla, garantindo que os alertas cheguem rapidamente à população, contribuindo para a redução de vítimas e danos materiais.