Segunda-feira, 22 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Publicidade
/apidata/imgcache/878c7a51cfdb3b32251191c59be59d4f.jpeg?banner=top&when=1782109864&who=153

Franco da Rocha é a terceira cidade com maior incidência de dengue na RMSP

Diante do aumento de casos, população voltou a questionar o valor de R$ 4 destinado ao combate de pandemias, endemias e outros surtos .

Franco da Rocha é a terceira cidade com maior incidência de dengue na Região Metropolitana de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com mais de 150 casos confirmados a cada 100 mil habitantes, a cidade só fica atrás de Guarulhos (203,4) e Suzano (163,65). O governo estadual considera epidemia quando esse número passa dos 300. Cotia (89,90) e a capital paulista (85,47) fecham a lista de municípios com maior incidência.

Leia também:

Maternidade de Franco da Rocha completa 3 anos de atraso sem data para inauguração

UPA: Secretária diz que número de reclamações é pequeno ante ao número de atendimentos

Diante do aumento de casos, a população de Franco da Rocha voltou a questionar nas redes sociais o valor de R$ 4 destinado pela Secretaria Municipal de Saúde ao combate de pandemias, endemias e outros surtos previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2024. De acordo com a secretária de Saúde, Thaís Marques, o orçamento é meramente um arranjo de números, uma estimativa, o que não impede sua readequação.

Mortes no estado

O número de mortes por dengue no estado aumentou para nove, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Três novos óbitos foram confirmados desde o último boletim divulgado na quinta-feira (9). As mortes foram registradas em Bebedouro (1), Guarulhos (1), Pederneiras (1), Pindamonhangaba (2), São Paulo (1), Taubaté (2) e Tremembé (1).

Outros 14 óbitos estão em investigação, conforme informações do painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

Publicidade
/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg?banner=postmiddle&when=1782109864&who=153

O estado já confirmou mais de 44 mil casos de dengue, um aumento de 10 mil casos em relação ao último boletim, que registrava mais de 34 mil casos. Além disso, há 34 mil notificações de suspeita da doença em investigação.

Vacina

A Secretaria Estadual da Saúde recebeu na última sexta-feira (9) as primeiras 79,6 mil doses de vacina contra a dengue enviadas pelo Ministério da Saúde a São Paulo, mas ainda não iniciou a aplicação do imunizante no público-alvo – crianças de 10 a 11 anos de idade residentes nas cidades da região do Alto Tietê. Mesmo com a terceira maior incidência de dengue na RMSP, Franco da Rocha não foi incluída para receber a primeira remessa da vacina.

As cidades do Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel – foram escolhidas pelo ministério dentro de uma relação de 521 municípios brasileiros a receber primeiro as doses. São cidades com os mais elevados índices de internação por causa da doença.

Leia também

Montagem fotográfica mostra dois políticos lado a lado. À esquerda, um homem de cabelos grisalhos aparece vestido com terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, olhando para o lado com expressão séria durante uma entrevista ou evento institucional. À direita, outro homem, usando terno azul, camisa clara e gravata listrada, sorri enquanto fala ao microfone em um ambiente interno, aparentemente durante um discurso ou cerimônia pública. O fundo das duas imagens está desfocado, destacando os personagens em primeiro plano.
Política 20/06/2026

Maurici reúne apoiadores em Morato ao lado de ex-deputado condenado por corrupção

Evento será realizado neste domingo (21), no Centro de Francisco Morato, e marca a retomada política do ex-presidente da Câmara dos Deputados, que voltou a articular uma candidatura após cumprir pena e recuperar os direitos políticos

Imagem de câmera de monitoramento rodoviário na SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), no km 047+800, capturada em 18 de junho de 2026, mostrando o tráfego de veículos em um complexo de pistas cercado por vegetação. À esquerda da imagem, há um congestionamento lento com diversos carros e caminhões enfileirados, enquanto na pista central e em um viaduto adjacente à direita observam-se veículos de emergência parados e equipes de atendimento prestando socorro a um acidente envolvendo caminhões e carros na lateral da via.
Segurança e Justiça 18/06/2026

Engavetamento com caminhão e seis carros bloqueia Bandeirantes em Jundiaí e deixa feridos

Acidente no km 47 interditou totalmente a pista sentido interior e provocou ao menos oito quilômetros de congestionamento na tarde desta quinta-feira (18)

Fotografia mostrando uma pessoa de cabelos escuros e cacheados, vista de perfil à esquerda, olhando e estendendo a mão delicadamente em direção ao rosto de uma figura idosa à direita; a figura idosa possui cabelos brancos, pele enrugada expressiva e veste um xale de tecido grosso com listras escuras sobre os ombros, em uma cena com iluminação dramática e intimista focada nos dois personagens contra um fundo escuro.
Entretenimento e Lazer 18/06/2026

Espetáculo “Elefante” será apresentado gratuitamente em Franco da Rocha

Montagem aborda Alzheimer, memória e relações familiares em apresentação no Circo Escola do Parque Municipal

Uma mulher aparece em plano médio ao ar livre, usando um capacete preto enquanto o ajusta com as duas mãos; ela olha para o horizonte com expressão concentrada e determinada, com vegetação e flores desfocadas ao fundo sob luz natural.
Francisco Morato 18/06/2026

Moradora de Francisco Morato participa da 2ª temporada de “Quilos Mortais Brasil”

Reality exibido na HBO Max acompanha histórias de pessoas com obesidade severa em busca de tratamento e mudança de vida