Governo de São Paulo emite novas diretrizes para combater impactos de incêndios e má qualidade do ar

Entre as medidas anunciadas, estão orientação de aumento na ingestão de líquidos e suspensão temporária das autorizações de queima no estado

Divulgação/Sabesp
publicidade

Diante do agravamento das condições de ar seco e aumento de focos de incêndio no estado, o Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (10) uma série de medidas para minimizar os efeitos na saúde da população e no meio ambiente. A principal orientação é que a população evite atividades físicas ao ar livre e aumente a ingestão de água. Além disso, a Cetesb suspendeu temporariamente autorizações de queima, com exceções específicas para aceiros e finalidades fitossanitárias.

As queimadas, que devem atingir nível emergencial até sábado (14), têm provocado uma piora significativa na qualidade do ar. Para mitigar os danos, o governo mobilizou um gabinete de crise, que segue monitorando a situação por meio da Defesa Civil e da Cetesb. Estações de monitoramento de qualidade do ar em todo o estado registraram níveis “ruins” e “muito ruins” de poluição, com altas concentrações de partículas finas como poeira e fuligem, que são prejudiciais à saúde.

Recomendações à população

O governo aconselha a evitar atividades ao ar livre, manter a hidratação constante e, em casos de queimadas, usar máscaras do tipo N95 ou PFF2. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar os cuidados e buscar atendimento médico caso apresentem sintomas.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.