A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, participou nesta segunda-feira (3) de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com o governador Tarcísio de Freitas e outros 52 prefeitos de cidades paulistas para discutir os impactos das chuvas que afetaram diversas regiões do estado. Durante o encontro, Tarcísio anunciou medidas para auxiliar os municípios, destacando o apoio financeiro de até R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para a elaboração de planos de drenagem, além de obras e projetos executivos nas áreas mais afetadas.
O acumulado de chuvas até o dia 3 de fevereiro chegou a representar 118% da média histórica para o mês de fevereiro em algumas cidades. Monte Mor, por exemplo, registrou 201 mm de chuva. Em Franco da Rocha e Caieiras, os volumes de precipitação atingiram 80% da média esperada para o mês, contribuindo para alagamentos e transtornos.
Além do aporte financeiro, Tarcísio mencionou a criação de uma linha de crédito da Desenvolve SP focada em drenagem, além da liberação de recursos emergenciais para serviços através da Defesa Civil. O governador também ressaltou a importância de incentivar os prefeitos a atualizar ou criar novos planos de drenagem levando em consideração as especificidades de cada cidade e das bacias hidrográficas.
A Defesa Civil renovou o alerta de chuvas intensas para as próximas semanas, com previsão de acumulados expressivos até o dia 5 de fevereiro. As áreas mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Baixada Santista e as regiões da Grande São Paulo, com foco nas cidades de Araraquara, Presidente Prudente, e Ribeirão Preto, além da capital.