Governo de SP prorroga fechamento de 81 Unidades de Conservação para prevenir incêndios até o próximo dia 29

Decisão visa garantir segurança e preservação ambiental diante de condições climáticas desfavoráveis

Marcelo S. Camargo/Governo de SP
publicidade

O Governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (10) a prorrogação do fechamento de 81 Unidades de Conservação em todo o estado. A medida, que está em vigor desde o dia 1º, foi estendida após reunião do gabinete de crise, devido à continuidade das condições climáticas que elevam o risco de incêndios. Somente os parques estaduais de Campos do Jordão e Cantareira permanecerão parcialmente abertos, mas apenas em áreas concessionadas e sem risco para os visitantes.

+ Governo de SP fecha 80 parques e unidades de conservação por risco de incêndios

A decisão, segundo Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal, é crucial para proteger a biodiversidade e a população. “Nossos profissionais continuam atuando no combate a possíveis focos de incêndio e na proteção das áreas fechadas”, afirmou.

Como parte da estratégia, o governo já investiu quase R$ 6 milhões em serviços de monitoramento e combate aéreo a incêndios, além de aumentar em 80% o efetivo de bombeiros civis. A atuação em campo também conta com a ajuda de brigadistas e a construção de mais de 1.600 km de aceiros para conter a propagação das chamas.

A iniciativa privada tem colaborado na identificação de focos de queimadas, reforçando o esforço para minimizar os danos causados pelo fogo no estado.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.