Jundiaí Lança Programação do 8º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural

Evento destaca diversidade, mobilização social e direito à cidade com uma série de atividades

Prefeitura de Jundiaí
publicidade

A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí divulgou a programação da oitava edição do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que tem como tema “Patrimônio Cultural: diversidade, mobilização social e o direito à cidade”. O evento visa discutir e refletir sobre a preservação da história e das memórias da cidade através de diversas atividades culturais e educativas.

Programação

Quinta-feira (1º), sexta-feira (2) e sábado (3)

  • Quinta-feira (1º): A abertura oficial acontece com uma edição especial do Música & Histórias – Choro, no Teatro Polytheama, às 19h30. Participarão o grupo Sacode Mamoeiro e o Núcleo de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), com arranjos de Marcos Scheffel (violino).
  • Sexta-feira (2): Das 9h às 16h, haverá uma oficina de conservação em edifícios tombados no Espaço Expressa, mediada pelo Sarasá Estúdio.
  • Sábado (3): Das 9h às 12h, acontece uma caminhada mediada sobre “Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”, encerrada com uma intervenção artística do Grupo Coruja.

Quinta-feira (8)

  • Às 9h, uma palestra sobre o movimento “Todos Pelo Centro”, liderado pela Prefeitura de São Paulo para requalificação do Centro paulistano, será realizada no auditório do Paço Municipal, mediada por Fabrício Cobra Arbex. Interessados devem se inscrever previamente.

Sábado (10)

  • No período da manhã, será realizada a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, com ponto de encontro no Espaço Expressa às 8h.

Quinta-feira (22)

  • Às 9h, o auditório do Paço Municipal recebe uma palestra com o arquiteto Ricardo Martins da Silva sobre o programa “Alegra Centro” de Santos (SP). Inscrições prévias são necessárias.

Sábado (17)

  • O Espaço Expressa realiza, das 10h às 22h, uma edição especial de seu Festival Temático, com programação cultural e gastronômica, incluindo shows musicais e intervenções artísticas.

Sábado (24)

  • A partir das 14h30, o Espaço Expressa recebe uma palestra sobre Caminhadas Mediadas como Ferramenta para Educação Patrimonial, mediada por Ricardo Luis Silva, Matheus Chaparim e Edwuard Campanário.

Quinta-feira (29)

  • Às 19h30, a Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será palco de mais uma edição do Música & Histórias, com tema Hip Hop.

12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial

Entre os dias 29 e 31 de agosto, será realizado o 12º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, com o tema “Patrimônio Cultural: diversidade, mobilização social e o direito à cidade”.

Quinta-feira (29)

  • Às 8h30, abertura oficial no auditório da Fatec Jundiaí, seguida por conferências e apresentações de trabalhos acadêmicos.
  • Às 18h, na Universidade Paulista (Unip), continuam as apresentações de trabalhos, e às 19h30, o Música & Histórias, na Sala Glória Rocha, terá o tema Hip Hop.

Sexta-feira (30)

  • Palestras sobre educação patrimonial e representatividade social na Fatec, a partir das 8h30. À tarde, apresentações de trabalhos acadêmicos.

Sábado (31)

  • Encerramento com uma visita mediada pelo bairro do Santa Clara, com ponto de encontro na igreja do bairro às 8h.

O Mês do Patrimônio é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura e do Departamento de Patrimônio Histórico, em parceria com diversas instituições educacionais e apoio do Centro Paula Souza. Os detalhes da programação podem ser conferidos na Agenda Cultural.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.