Lorena Oliveira (Solidariedade) foi empossada na manhã desta quarta-feira (1) como a primeira mulher eleita prefeita de Franco da Rocha. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal e contou com a posse de seu vice, Diego Hernandez (Podemos), além dos 13 vereadores que comporão a legislatura de 2025 a 2028.
Durante seu primeiro discurso, Lorena destacou o compromisso com um mandato popular e colaborativo, enfatizando a responsabilidade de representar as mulheres na política. “Ao ser empossada, é o povo de Franco da Rocha que está sendo empossado. […] Quero sempre ser lembrada como a primeira mulher que fez um bom trabalho e deixou a cidade melhor, abrindo portas para outras mulheres”, afirmou.
+ Thiago Seixas é eleito presidente da Câmara de Franco da Rocha para o biênio 2025/2026
A prefeita também enalteceu a luta feminina no campo político, citando a ex-vereadora Neiva Hernandez e a atual única representante feminina na Câmara, Sheila Renteiro (PL). “Sabemos as dificuldades que enfrentamos. Sheila é a quinta mulher eleita vereadora, o que mostra o quanto precisamos avançar”, disse.
Novo formato do legislativo
A posse dos vereadores marcou a estreia de um legislativo ampliado, agora com 13 cadeiras, resultado da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 001/2023, aprovada em outubro. A medida foi tomada para aumentar a representatividade de bairros que não tinham representantes na Câmara.
+ Fim do governo Dr. Nivaldo encerra ciclo de 12 anos do grupo Celeguim em Franco da Rocha
Os vereadores que compõem a nova legislatura são: Cesinha (PSB), Sheila Renteiro (PL), Rodrigo da Brasil (Solidariedade), Tuca (PT), Dado (PT), Ramon Melo (PSDB), Emerson Rocha (Podemos), Kinho Andrade (PSD), Arrepiado (PSB), Eric Valini (Solidariedade), Thiago Seixas (Republicanos), Rodrigo Costa (PT) e George (Republicanos).
Kiko Celeguim reforça colaboração
O ex-prefeito e atual deputado federal Kiko Celeguim (PT) também discursou na solenidade. Ele parabenizou a nova gestão e destacou a importância da unidade política. “Da minha parte, contem sempre com uma postura colaborativa para que Franco da Rocha possa avançar ainda mais”, declarou.