Segunda-feira, 22 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Publicidade
/apidata/imgcache/878c7a51cfdb3b32251191c59be59d4f.jpeg?banner=top&when=1782121146&who=153

‘Maternidade será entregue, mas pelo governo de SP’, afirma Pablo Cunha

Com mais de 4 mil metros quadrados e um investimento de quase 13 milhões de reais, a maternidade contará com 36 leitos de internação .

A tão sonhada maternidade de Franco da Rocha parece, enfim, estar perto de ser inaugurada. De acordo com o cronograma do executivo municipal, as instalações serão entregues ainda na primeira semana de dezembro, coincidindo com as comemorações do 79º ano de emancipação do município.

As obras, que foram iniciadas em janeiro de 2020, tinham uma previsão inicial de no máximo 12 meses para serem concluídas. Isso significa que o prédio deveria ter sido entregue em janeiro de 2021. No entanto, até o momento, a maternidade permanece sem inauguração.

Um dos motivos para o atraso na entrega da maternidade, segundo Pablo Cunha (PL), assessor parlamentar do deputado estadual André do Prado (PL), ex-vereador de Franco da Rocha e pré-candidato à prefeitura do município, foi a falta de acordo entre o executivo da cidade e o governo estadual.

“A prefeitura construiu o prédio, mas não alinhou os recursos com o governo do estado. Manter uma instalação dessas é muito caro, e o executivo municipal não possui os recursos necessários. Portanto, o município depende do governo estadual para finalizar as atividades da maternidade de Caieiras e transferir os equipamentos para Franco da Rocha. Em outras palavras, a maternidade será inaugurada, mas graças ao governo de São Paulo”, afirmou Pablo Cunha em entrevista ao programa Adrian Henrique Show.

Cunha também mencionou que, com a saída da maternidade de Caieiras, proporá ao prefeito Gilmar Lagoinha (PL) a solicitação junto ao governo do estado para a instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) regional no espaço vago. “Vamos lutar para que isso aconteça”, declarou.

Publicidade
/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg?banner=postmiddle&when=1782121146&who=153
Adrian Henrique (à esq.) e Pablo Cunha (à dir.) no estúdio da rádio Nova Estação

Em nota, a prefeitura de Franco da Rocha explica que desde o início a maternidade estava prevista para funcionar em caráter regional, ou seja, com sua gestão e custeio sob responsabilidade do governo estadual, a exemplo do que já ocorre em suas instalações atuais, na cidade de Caieiras.

” A nova maternidade contará com um equipamento totalmente novo, o centro de parto normal, concebido e gerido pela prefeitura, custeado por meio do sistema único de saúde – SUS”, diz a nota.

O projeto

Com mais de 4 mil metros quadrados de área construída e um investimento de quase 13 milhões de reais, a maternidade de Franco da Rocha contará com 36 leitos de internação, seis leitos de parto natural, três salas cirúrgicas, seis leitos de UTI neonatal, seis consultórios, quatro salas pré-parto, quatro salas de observação, sala canguru e outros espaços administrativos.

Durante muito tempo, o Hospital do Juquery abrigou a maternidade do município, atendendo toda a região. Contudo, nos anos 2000, com a deterioração dos prédios antigos, o governo estadual desativou esse e outros serviços do Juquery. Desde então, as mulheres têm buscado outras cidades, como Caieiras, Jundiaí e São Paulo, para dar à luz.

Leia também

Montagem fotográfica mostra dois políticos lado a lado. À esquerda, um homem de cabelos grisalhos aparece vestido com terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, olhando para o lado com expressão séria durante uma entrevista ou evento institucional. À direita, outro homem, usando terno azul, camisa clara e gravata listrada, sorri enquanto fala ao microfone em um ambiente interno, aparentemente durante um discurso ou cerimônia pública. O fundo das duas imagens está desfocado, destacando os personagens em primeiro plano.
Política 20/06/2026

Maurici reúne apoiadores em Morato ao lado de ex-deputado condenado por corrupção

Evento será realizado neste domingo (21), no Centro de Francisco Morato, e marca a retomada política do ex-presidente da Câmara dos Deputados, que voltou a articular uma candidatura após cumprir pena e recuperar os direitos políticos

Imagem de câmera de monitoramento rodoviário na SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), no km 047+800, capturada em 18 de junho de 2026, mostrando o tráfego de veículos em um complexo de pistas cercado por vegetação. À esquerda da imagem, há um congestionamento lento com diversos carros e caminhões enfileirados, enquanto na pista central e em um viaduto adjacente à direita observam-se veículos de emergência parados e equipes de atendimento prestando socorro a um acidente envolvendo caminhões e carros na lateral da via.
Segurança e Justiça 18/06/2026

Engavetamento com caminhão e seis carros bloqueia Bandeirantes em Jundiaí e deixa feridos

Acidente no km 47 interditou totalmente a pista sentido interior e provocou ao menos oito quilômetros de congestionamento na tarde desta quinta-feira (18)

Fotografia mostrando uma pessoa de cabelos escuros e cacheados, vista de perfil à esquerda, olhando e estendendo a mão delicadamente em direção ao rosto de uma figura idosa à direita; a figura idosa possui cabelos brancos, pele enrugada expressiva e veste um xale de tecido grosso com listras escuras sobre os ombros, em uma cena com iluminação dramática e intimista focada nos dois personagens contra um fundo escuro.
Entretenimento e Lazer 18/06/2026

Espetáculo “Elefante” será apresentado gratuitamente em Franco da Rocha

Montagem aborda Alzheimer, memória e relações familiares em apresentação no Circo Escola do Parque Municipal

Uma mulher aparece em plano médio ao ar livre, usando um capacete preto enquanto o ajusta com as duas mãos; ela olha para o horizonte com expressão concentrada e determinada, com vegetação e flores desfocadas ao fundo sob luz natural.
Francisco Morato 18/06/2026

Moradora de Francisco Morato participa da 2ª temporada de “Quilos Mortais Brasil”

Reality exibido na HBO Max acompanha histórias de pessoas com obesidade severa em busca de tratamento e mudança de vida