A prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, foi a São Paulo nesta segunda-feira (3) para se reunir com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O encontro, que reuniu prefeitos de municípios afetados pelas chuvas, teve como foco a implementação e atualização dos planos municipais de drenagem.
A reunião foi liderada pela secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, que reforçou a necessidade de planejamento para evitar novos desastres. “Tenho tentado muito estimular que as prefeituras façam ou atualizem seus planos de drenagem. Na grande maioria [deles], não tem plano ou está desatualizado”, afirmou.
O governo estadual pretende auxiliar os municípios na formulação dessas políticas. O Estatuto das Cidades, lei federal de 2001, determina que o Plano Diretor de cada município deve incluir medidas de drenagem urbana para prevenir e mitigar desastres ambientais.
Franco da Rocha é um dos municípios que sofrem frequentemente com alagamentos e deslizamentos em períodos chuvosos. A participação da prefeita na reunião reforça a busca por soluções para minimizar os impactos das chuvas na cidade e na região metropolitana de São Paulo.