Franco da Rocha se prepara para um marco histórico: a posse de Lorena Oliveira (Solidariedade), primeira mulher eleita prefeita do município, ao lado de seu vice, Diego Hernandez (Podemos), e dos 13 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028. As solenidades estão agendadas para a próxima quarta-feira (1º), às 9h, no plenário da Câmara Municipal, com uma segunda cerimônia às 11h no Paço do Juquery.
O legislativo municipal estreia um formato ampliado, com 13 cadeiras, resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 001/2023, em outubro passado, que aumentou o número de vereadores de 11 para 13. A medida buscou dar maior representatividade a bairros sem representantes na casa de leis.
+ Cavalo morre soterrado após desmoronamento em Franco da Rocha
Os vereadores que compõem a nova legislatura são Cesinha (PSB), Sheila Renteiro (PL), Rodrigo da Brasil (Solidariedade), Tuca (PT), Dado (PT), Ramon Melo (PSDB), Emerson Rocha (Podemos), Kinho Andrade (PSD), Arrepiado (PSB), Eric Valini (Solidariedade), Thiago Seixas (Republicanos), Rodrigo Costa (PT) e George (Republicanos).
Lorena Oliveira foi diplomada no último dia 18 junto aos demais eleitos, confirmando a legitimidade do resultado das urnas e habilitando-os a assumir seus respectivos cargos. A prefeita eleita conquistou 51,80% dos votos válidos (36.141 votos), superando Bran Celeguim (PT), que obteve 41,33% (28.837 votos).
A vitória de Lorena Oliveira simboliza uma mudança no cenário político de Franco da Rocha, encerrando um ciclo de gestões consecutivas do grupo político de Kiko Celeguim (PT). As expectativas agora recaem sobre a condução do novo governo e as ações dos representantes eleitos para promover avanços na cidade.