Na tarde da última sexta-feira (19), a Superintendência de Saúde de Francisco Morato (SAME) celebrou a conquista do projeto “Para além, todo dia. Eu quero me ver além de uma alcoólatra transcendendo rótulos” ao ser premiado na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 13º Prêmio David Capristano. O projeto, selecionado entre 1687 trabalhos de 149 cidades diferentes, recebeu destaque por seu compromisso com a saúde mental e o empoderamento feminino.
A cerimônia de certificação ocorreu durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Além disso, Francisco Morato foi indicada para a Mostra nacional “Aqui tem SUS”, agendada para junho, durante o Congresso Nacional – CONASEMS.
Leia Também:
– Compulsão alimentar: a importância de identificá-la e buscar ajuda
– O lado sombrio das redes sociais: como a agressividade na web desafia a saúde mental
“Para Além, Todo Dia” é uma iniciativa dedicada ao suporte de mulheres em uso abusivo de substâncias psicoativas e vítimas de violência. O projeto, alinhado às diretrizes do SUS e à Política de Saúde Mental, visa promover saúde mental, empoderamento e inclusão social. Ao criar um espaço seguro para expressão e recuperação, o projeto busca combater a violência de gênero, reduzir desigualdades e fortalecer redes de apoio, em consonância com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável.
Em 2023, o projeto acolheu cerca de 185 mulheres no CAPS AD, oferecendo ao longo do ano mais de 15.000 atendimentos, evidenciando seu impacto e relevância na comunidade local.