O Governo do Estado de São Paulo anunciou a concessão do Lote Rodoviário do Circuito das Águas, que incluirá 533 km de rodovias em 33 municípios, com um investimento total estimado de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto, que abrange trechos como a SP-332 (Rodovia Tancredo Neves) e a SP-354 (Edgar Máximo Zambotto), contempla duplicações, ampliação de faixas, a construção de passarelas e acostamentos, além de melhorias na iluminação urbana.
A proposta inclui a implantação de um novo modelo de pedágio eletrônico, conhecido como “free flow”, que elimina as praças de pedágio tradicionais e prevê a cobrança por meio de pórticos ao longo das rodovias. Durante as audiências públicas realizadas pelo governo, foram apresentados detalhes do projeto, incluindo os locais e os valores previstos para os pedágios:
Km 28, Laranjeiras, Caieiras (próximo à Padaria Center Pão) – R$ 1,38
Km 42, Franco da Rocha (próximo ao Mercado Livre) – R$ 1,59
Km 48, Serra dos Cristais, Franco da Rocha (sentido Jundiaí) – R$ 1,92
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Preocupações com os impactos sociais e econômicos
Embora o governo prometa melhorias na infraestrutura e na segurança viária, o projeto tem gerado preocupações nas cidades afetadas. Moradores e lideranças locais questionam o impacto econômico da instalação de pedágios, especialmente em áreas urbanas, temendo aumento no custo de vida e o isolamento de bairros.
Durante as audiências, foi destacado que o sistema free flow entraria em operação até novembro de 2026, e mais audiências públicas estão programadas para dar continuidade à apresentação do projeto. A resistência local sugere que a proposta poderá enfrentar desafios no processo de implementação, principalmente devido aos novos pórticos de pedágio planejados para pontos estratégicos ao longo da malha rodoviária.
O cronograma do governo indica que o projeto pode ser formalizado e encaminhado para licitação ainda em 2025, enquanto as discussões sobre os impactos seguem em aberto.