A presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene (Republicanos), participou da 24ª Conferência Anual do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), realizada entre os dias 21 e 23 de maio, na cidade de Córdoba, na Argentina. Representando o Brasil em um dos principais fóruns mundiais sobre participação cidadã, Renata integrou um dos painéis do evento com a temática “Governança Metropolitana, Cooperação Federativa e a Experiência do OCPF”.
Durante sua apresentação, Renata compartilhou os desafios enfrentados por áreas metropolitanas diante do crescimento urbano acelerado e das desigualdades sociais. A ex-prefeita de Francisco Morato abordou a experiência de sua gestão no município e destacou iniciativas articuladas com outras cidades da Grande São Paulo nas áreas de assistência social, habitação e mobilidade urbana.
“É uma alegria compartilhar a experiência da minha cidade e também os desafios vivenciados por estar em uma região metropolitana. Após ser eleita, veio o desafio de compor com a cidade, utilizando metodologias participativas no processo democrático. Foi assim que promovemos o primeiro PPA participativo da história de Francisco Morato”, afirmou.
Com o tema central “Conectar, Integrar e Humanizar: As cidades perante o desafio de construir comunidade”, a conferência reuniu representantes de diversos países que utilizam a democracia participativa como ferramenta para transformar realidades. A proposta foi discutir modelos de gestão pública baseados na escuta ativa e na colaboração cidadã.
Criado em 2001, em Barcelona, o OIDP é uma iniciativa que promove a troca internacional de experiências bem-sucedidas em participação democrática. A conferência é itinerante e, a cada edição, ocorre em uma cidade-membro da rede. Porto Alegre, no Brasil, é co-fundadora do observatório.
A participação de Renata Sene reforçou o papel da FRB e das cidades brasileiras no debate global sobre governança inclusiva, inovação pública e o direito à cidade para todos.