A tarifa do transporte público municipal de Franco da Rocha será reajustada de R$ 5,00 para R$ 5,50 a partir da 00h do próximo domingo, 20 de abril de 2025. O aumento foi solicitado pela empresa operadora do serviço, a Viação Caieiras, que alegou crescimento nos custos operacionais — como combustíveis, peças e salários — e alertou para o risco de paralisação caso não houvesse reajuste.
Esse é o primeiro aumento desde janeiro de 2022 e ocorre em meio a um cenário financeiro delicado. A atual administração herdou um déficit de aproximadamente R$ 80 milhões, sendo R$ 6 milhões referentes a subsídios de transporte não quitados no ano passado. Apesar disso, a Prefeitura destaca que o índice de reajuste foi mantido abaixo da inflação acumulada de 18,39% no período. A alta de 10% é uma das menores entre os municípios da região metropolitana de São Paulo.
📊 Ranking das tarifas na Grande São Paulo (2025)
Município | Tarifa anterior | Tarifa atual | % de reajuste |
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Poá | R$ 5,30 | R$ 6,30 | 18,87% |
Ferraz de Vasconcelos | R$ 5,30 | R$ 6,00 | 13,21% |
Suzano | R$ 5,30 | R$ 6,00 | 13,21% |
Itaquaquecetuba | R$ 5,10 | R$ 5,80 | 13,73% |
São Paulo | R$ 4,40 | R$ 5,00 | 13,64% |
Francisco Morato | R$ 4,90 | R$ 5,50 | 12,24% |
Ribeirão Pires | R$ 4,85 | R$ 5,40 | 11,34% |
Arujá | R$ 5,00 | R$ 5,50 | 10,00% |
Franco da Rocha | R$ 5,00 | R$ 5,50 | 10,00% |
Caieiras | R$ 5,00 | R$ 5,50 | 10,00% |
Santo André | R$ 5,70 | R$ 5,90 | 3,51% |
São Bernardo do Campo | R$ 5,75 | R$ 5,95 | 3,48% |
Mauá | R$ 4,20 | R$ 4,60 | 9,52% |
Itapevi, Jandira, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Taboão da Serra | R$ 5,30 | R$ 5,80 | 9,43% |
Desde 2022, o município vinha adotando medidas para conter o aumento da tarifa, como o repasse de subsídios mensais à operadora. O auxílio começou em R$ 1 milhão por mês em 2022, foi mantido durante 2023 e elevado para R$ 1,5 milhão mensais em 2024. No entanto, os pagamentos foram interrompidos em agosto do ano passado, agravando a situação financeira da operadora e das contas públicas.
Em 2025, a Prefeitura reorganizou o modelo de subsídio, que passará a ser de R$ 1,1 milhão mensais — R$ 400 mil a menos do que no ano anterior. Segundo a administração, a medida visa garantir a continuidade do serviço sem comprometer ainda mais o orçamento municipal. “Estamos adotando medidas técnicas e responsáveis para manter o transporte público funcionando, mesmo diante de grandes limitações financeiras”, afirmou a gestão em nota.