Vereadora e pré-candidata a prefeita de Caieiras denuncia violência política

Josie Dártora foi alvo de intimidações de opositores políticos; autores exibem arma e fazem ameaças

Reprodução/Instagram
publicidade

A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Caieiras, Josie Dártora (PV), foi alvo de ameaças em um vídeo que circula nas redes sociais. No registro, o presidente do PDT de Caieiras, Henrique Stocco Nogueira, e o pré-candidato a vereador de Franco da Rocha, Felipe Lima (Solidariedade), fazem ameaças explícitas.

No vídeo, Stocco e Lima afirmam que Josie só será prefeita “no cemitério”. “Tá chamando a Josie de Jô, já? Aqui ó [mostra o dedo do meio para a câmera]. Ela vai ser prefeita aqui ó. Tira esse print”, diz um deles. Em seguida, Lima exibe uma arma e ri, acrescentando: “Aqui a gente defende Caieiras na bala”.

+Mãe de Kiko e Bran Celeguim assume ex-cargo do filho na Prefeitura de Franco da Rocha

Após o episódio, Lima deixou o partido Solidariedade. Ele aparece no vídeo acompanhado por Henrique Stocco, assessor do vereador de Caieiras Juninho (PP), que diz: “Prefeita só se for no cemitério”.

Em nota, Felipe Lima afirmou que “em momento algum” ameaçou Josie Dartora. “O vídeo foi editado para me prejudicar politicamente. Postei um vídeo onde mostro que a arma era de airsoft, e o diálogo numa chamada de vídeo via WhatsApp foi gravado propositalmente para me atingir. Já me desfiliei do Solidariedade e não serei mais candidato a vereador pelo partido. Estou à disposição da Justiça para investigações e já pedi desculpas publicas a Josie Dartora.”

Em entrevista ao UOL, Josie afirmou que esta não é a primeira vez que enfrenta intimidações. A vereadora mencionou que anda acompanhada de seguranças desde o ano passado e registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira (23) por ameaça e incitação ao crime. “Meu sentimento é de tristeza pelo que está acontecendo na política da cidade”, disse ela. “Sempre houve disputas, eu sou a terceira geração política em Caieiras, depois do meu pai e meu avô. Nunca teve uma situação como essa.”

blank
Felipe Lima Franco e Henrique Stocco ameaçam Josie Dartora, candidata à prefeitura da cidade. Foto: Reprodução

Josie também afirmou que Lima e Stocco são aliados do atual prefeito, Gilmar Lagoinha (PL), que se defendeu em vídeo. Lagoinha declarou que “cada um é responsável pelo que faz e pelo que diz”. Ele repudiou qualquer tentativa de associação entre sua pessoa e os atos cometidos. “Não tem cabimento algum quererem associar o ato condenável de uma pessoa a outra, que não concorda e não teve participação nenhuma”, afirmou. “Qualquer tentativa de forçar essa associação, como colocar a minha foto em um vídeo de outra pessoa e transformar um assunto sério em baixaria política.”

+ Câmara Municipal de Franco da Rocha aprova CPI para investigar Bran Celeguim

O vereador Juninho, empregador de Stocco, também manifestou repúdio ao vídeo. Em nota, disse que está internado no hospital após uma emergência, mas que, “assim que tiver alta e retornar ao gabinete, tomarei todas as medidas necessárias para lidar com essa situação de forma justa e rigorosa.”

O Solidariedade decidiu que Lima não será candidato pelo partido. “Antes que um processo interno fosse aberto, o próprio pré-candidato entregou sua carta de desfiliação”, disse a presidente da legenda em Franco da Rocha, Lorena Oliveira. “Não podemos aceitar ameaças contra mulheres e violência de gênero na política”, afirmou.

Leia a nota do Solidariedade

“Não basta repudiar. É preciso agir. Por isso, além de nosso total repúdio às declarações feitas, em um vídeo que circula nas redes sociais, por um pré-candidato a vereador do Solidariedade, a direção executiva municipal decidiu, de forma unânime, que seu nome não será encaminhado na convenção partidária e não será candidato do partido.

Não podemos aceitar ameaças contra mulheres e violência de gênero na política. Não se brinca com isso. Jamais!

Cabe informar que, antes que um processo interno fosse aberto, o próprio entregou sua carta de desfiliação. Lamento o ocorrido e presto a minha total solidariedade à Josie Dartora.”

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.