A prefeitura de Caieiras assinou na tarde desta quarta-feira (21) o contrato de concessão com a Viação Caieiras, que será responsável pelo transporte público coletivo na cidade pelos próximos 15 anos, prorrogável por igual período, de forma exclusiva, ou seja, sem concorrência.
No final de maio, o Conexão Juquery já havia adiantado a informação de que a Viação Caieiras – empresa que comanda o serviço no município há 30 anos -, tinha sido a vencedora do certame aberto em março. Porém, somente hoje (com a assinatura do contrato) o prefeito Gilmar Lagoinha (PL) se manifestou sobre o assunto.
“Foram várias empresas que participaram, e venceu, realmente, a Viação Caieiras, que é a empresa que oferece melhores condições e infraestrutura e que cumpre com as especificações existentes no novo contrato”, disse Lagoinha.
O prefeito aproveitou ainda para expressar seu descontentamento com o serviço prestado pela empresa no município. “Se eu pudesse, eu proibiria essa empresa de participar da licitação do transporte público municipal, foram 30 anos fazendo a nossa gente sofrer”, afirmou o gestor.
Contudo, Lagoinha disse que “irá cobrar cada vírgula que está no contrato” e que, por meio de fiscalização e multas, poderá, junto com uma comissão estabelecida, aplicar suspensões e sanções na empresa caso haja descumprimento das regras.
Licitação
De acordo com o edital da licitação, como empresa vencedora a Viação Caieiras terá que fazer algumas mudanças no atual sistema de operação, como, por exemplo, o fracionamento de linhas para viagens mais curtas; aumento da frota de ônibus de 37 para 50 veículos; renovação obrigatória da frota com a troca de pelo menos cinco ônibus mais velhos por outros mais novos anualmente e controle por GPS.
De acordo com a prefeitura de Caieiras, as obrigações em contrato passam a valer a partir do dia 1º de julho.