50 Mil presos do regime semiaberto em SP saem temporariamente

O benefício da “saidinha” permite que detentos passem sete dias fora das cadeias; veja como votou cada deputado de São Paulo

Gustavo Bezerra
Kiko Celeguim, deputado federal pelo Estado de São Paulo e ex-prefeito de Franco da Rocha, votou pela manutenção das "saidinhas"
publicidade

Nesta terça-feira, cerca de 50 mil presos do regime semiaberto, distribuídos em 182 unidades prisionais masculinas e femininas de São Paulo, serão liberados para passar sete dias fora da prisão. Entre eles estão nomes notórios da crônica policial, como Cristian Cravinhos (condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen), Gil Rugai (condenado pela morte do pai e da madrasta) e Lindemberg Alves (responsável pela morte da ex-namorada Eloá durante um sequestro).

A “saidinha”, como é popularmente conhecida a saída temporária, é um benefício previsto na Lei de Execução Penal (LEP). Recentemente, o benefício está no centro de uma controvérsia política. Em maio, o Congresso derrubou um veto presidencial que mantinha a saída temporária para presos do semiaberto, contrariando a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um dos deputados que votaram a favor da manutenção do veto presidencial, portanto, apoiando a continuidade das saídas, foi Kiko Celeguim (PT), ex-prefeito de Franco da Rocha e representante da região do Cimbaju.

+ Reforma em Franco da Rocha eleva gastos com cargos comissionados em R$ 7 Milhões

Em São Paulo, dados indicam que 5% dos presos beneficiados com a saída temporária não retornam no prazo estipulado, e alguns acabam cometendo novos crimes. Em março, a primeira “saidinha” do ano resultou na prisão de 298 detentos, dos quais 31 foram flagrados cometendo novos delitos.

Apesar das novas regras aprovadas pelo Congresso para restringir as saídas temporárias, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter o benefício com base na Portaria nº 02/2019. “Mesmo após o Congresso Nacional proibir as saídas temporárias para visitas familiares e atividades sociais, a decisão em São Paulo se mantém, pois a nova lei ainda não alterou a portaria estadual vigente”, declarou o TJSP.

+ Governo Federal anuncia investimento de R$ 32,4 milhões na Saúde em Franco da Rocha

A nova lei (14.843/2024) limita as saídas temporárias apenas aos presos que estudam ou trabalham, excluindo aqueles condenados por crimes hediondos. No entanto, a Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestaram as novas regras no Supremo Tribunal Federal, alegando violação de princípios constitucionais e tratados internacionais.

Os presos em saída temporária têm regras rígidas a seguir, como o toque de recolher das 20h às 6h, a proibição de frequentar bares e boates, e a restrição ao consumo de álcool em locais públicos. Violações dessas condições resultam no retorno ao regime fechado.

+ Pré-candidato a prefeito, Bran Celeguim deixa chefia de Gabinete; mãe deve assumir cargo

A liberação dos presos e a manutenção das “saidinhas” continuam a gerar debates acalorados, refletindo as tensões entre a necessidade de segurança pública e os direitos dos detentos à reintegração social gradual.

Veja como votou cada deputado na derrubada do veto ao trecho, sendo que o voto “não” é pela derrubada e o “sim” é para a manutenção do veto de Lula:

ADRIANA VENTURANOVONÃO
ALBERTO MOURÃOMDB
ALENCAR SANTANAPTSIM
ALEX MANENTECIDADANIANÃO
ALEXANDRE LEITEUNIÃONÃO
ALEXANDRE PADILHAPT
ANTONIO CARLOS RODRIGUESPLNÃO
ARLINDO CHINAGLIAPTSIM
ARNALDO JARDIMCIDADANIANÃO
BALEIA ROSSIMDBNÃO
BRUNO GANEMPODENÃO
CAPITÃO AUGUSTOPLNÃO
CAPITÃO DERRITEPL
CARLA ZAMBELLIPLNÃO
CARLOS SAMPAIOPSDBNÃO
CARLOS ZARATTINIPTSIM
CELSO RUSSOMANNOREPUBLICANOSNÃO
CEZINHA DE MADUREIRAPSDNÃO
DAVID SOARESUNIÃONÃO
DELEGADO BRUNO LIMAPP
DELEGADO DA CUNHAPPNÃO
DELEGADO PALUMBOMDBNÃO
DELEGADO PAULO BILYNSKYJPLNÃO
EDUARDO BOLSONAROPLNÃO
ERIKA HILTONPSOLSIM
FABIO TERUELMDBNÃO
FAUSTO PINATOPP
FELIPE BECARIUNIÃO
GILBERTO NASCIMENTOPSCNÃO
GUILHERME BOULOSPSOLSIM
JEFFERSON CAMPOSPLNÃO
JILMAR TATTOPTSIM
JONAS DONIZETTEPSB
JULIANA CARDOSOPTSIM
KIKO CELEGUIMPTSIM
KIM KATAGUIRIUNIÃONÃO
LUIZ MARINHOPT
LUIZ PHILIPPE DE O BRAGANÇAPLNÃO
LUIZA ERUNDINAPSOLSIM
MARANGONIUNIÃONÃO
MARCELO LIMASOLIDARIEDADE
MARCIO ALVINOPLNÃO
MARCO BERTAIOLLIPSD
MARCOS PEREIRAREPUBLICANOSNÃO
MARIA ROSASREPUBLICANOSNÃO
MARINA SILVAREDE
MARIO FRIASPLNÃO
MAURICIO NEVESPPNÃO
MIGUEL LOMBARDIPLNÃO
MILTON VIEIRAREPUBLICANOS
MOTTAPLNÃO
NILTO TATTOPTSIM
PASTOR MARCO FELICIANOPLNÃO
PAULO ALEXANDRE BARBOSAPSDBNÃO
PAULO FREIRE DA COSTAPL
PAULO TEIXEIRAPT
RENATA ABREUPODENÃO
RICARDO SALLESPLNÃO
RICARDO SILVAPSDNÃO
RODRIGO GAMBALEPODENÃO
ROSANA VALLEPLNÃO
ROSÂNGELA MOROUNIÃONÃO
RUI FALCÃOPTSIM
SÂMIA BOMFIMPSOLSIM
SIMONE MARQUETTOMDBNÃO
SÔNIA GUAJAJARAPSOL
TABATA AMARALPSBNÃO
TIRIRICAPLNÃO
VINICIUS CARVALHOREPUBLICANOS
VITOR LIPPIPSDBNÃO
COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.