Mercado Livre implementa robôs autônomos em CD de Cajamar

Empresa busca aumentar eficiência e reduzir tempo de processamento de pedidos em até 20% com nova tecnologia

Divulgação
publicidade

O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira (10) a adoção de um sistema inédito de robôs autônomos em suas operações logísticas no Brasil. A iniciativa visa aumentar a eficiência e reduzir em até 20% o tempo de processamento dos pedidos em seu principal centro de distribuição, localizado em Cajamar, onde são processados aproximadamente 500 mil pacotes diariamente. As informações foram divulgadas pelo UOL.

Os robôs, desenvolvidos pela marca Quicktron, são semelhantes aos populares aspiradores robôs domésticos. Com um metro de diâmetro e pesando 145 quilos, cada robô é capaz de atingir uma velocidade de dois metros por segundo e transportar até 600 quilos de mercadorias. Equipados com autonomia de oito horas e recarga em duas horas, eles se deslocam de forma autônoma pelo centro de distribuição, retornando às estações de recarga sem necessidade de intervenção humana.

+ Pré-candidato a prefeito, Bran Celeguim deixa chefia de Gabinete; mãe deve assumir cargo

A tecnologia, denominada “shelves to person” (prateleiras para pessoas), será inicialmente implementada com mais de 100 robôs. Estes robôs autônomos serão responsáveis por mover e distribuir produtos, gerenciando até 20 mil itens por dia. Em conjunto com o trabalho humano, essa operação promete reduzir significativamente o tempo de processamento dos pedidos.

blank
Equipamento pode ajudar a reduzir o processamento dos pedidos em até 20% – Imagem: Divulgação

Fernando Yunes, Vice-Presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, destacou a importância da integração dos robôs: “Ao integrar os robôs à nossa operação, conseguimos acelerar os processos e melhorar a capacidade de armazenamento, especialmente nos períodos de maior demanda, como datas comemorativas e Black Friday.”

+ Reforma em Franco da Rocha eleva gastos com cargos comissionados em R$ 7 Milhões

A adoção dos robôs faz parte de um investimento mais amplo de R$ 23 bilhões que a empresa planeja realizar no país ao longo de 2024, que também inclui a contratação de 11 mil novos colaboradores. A empresa informou ainda que, até o final do ano, mais 234 robôs serão integrados à operação em Cajamar, com a expectativa de aumentar a capacidade para 80 mil pedidos por dia. Se os resultados forem positivos, há possibilidade de expansão da tecnologia para outros países.

Com essa iniciativa, o Mercado Livre busca não apenas melhorar a eficiência logística, mas também otimizar a utilização de sua força de trabalho, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor agregado.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.