Professores e funcionários do Centro Paula Souza anunciam greve para esta terça-feira (8)

Em nota, o CPS diz que a Bonificação por Resultados, referente ao ano de 2022, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro

Divulgação
publicidade

Professores e funcionários administrativos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza devem iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (08). Entre os motivos para a paralisação está a reinvindicação de melhoria salarial. De acordo com o Sindicato da categoria, o governo de São Paulo reduziu de 20% para 8% o bônus dado aos professores.

“Nós, trabalhadores do Centro Paula Souza, desempenhamos um papel crucial na formação de futuros profissionais e no desenvolvimento da educação em nosso estado. No entanto, nossas necessidades e demandas têm sido negligenciadas por tempo demais. Agora é o momento de agir e reivindicar o que é justo para nós”, diz nota do Sindicato.

Os profissionais reivindicam também o pedido de revisão da carreira, implantada em 2014, que deixou para trás muitos direitos importantes. A entidade pede ao Governo do Estado que sente para negociação sobre a valorização dos profissionais que atuam nas instituições do Centro Paula Souza.

Também é feita crítica à ideia do governador de instituir o ensino técnico na rede estadual, concorrendo com as ETECs, numa rede paralela, “sem investimentos, sem estrutura laboratorial e sem contratação de professores habilitados. Será um Golpe de morte nas ETECs”, diz nota.

Por fim o Sindicato reivindica que o governador dê aumento salarial adequado para a categoria, uma vez que a proposta é de 6%, enquanto que Tarcísio e seus secretários terão 50%. A proposta não repõe a mínima parte do que a categoria perdeu para a inflação.

O que diz o CPS

Em nota, o Centro Paula Souza (CPS) diz que trabalha para valorizar os servidores da instituição e que a Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro. E que a atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima de inflação para os servidores públicos.

“O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho. A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas”, diz o CPS.

A administração do Centro Paula Souza afirma ainda que o investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão, e que a instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.

COMPARTILHE

Veja também

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.