Segunda-feira, 22 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Publicidade
/apidata/imgcache/878c7a51cfdb3b32251191c59be59d4f.jpeg?banner=top&when=1782109587&who=153

São Paulo decreta estado de emergência para dengue

Decisão foi tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE). Estado registra mais de 138 mil casos e 31 mortes pela doença .

O Centro de Operações de Emergências (COE) de São Paulo anunciou nesta terça-feira (5) a decretação de estado de emergência devido à grave situação provocada pela dengue. A medida, que será oficializada ainda nesta manhã, vem em resposta ao aumento de casos confirmados da doença, que atingiu a marca de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes nos últimos dias.

Até o momento, o estado já contabiliza 31 mortes causadas pela dengue, segundo dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além disso, outros 122 óbitos estão sob investigação, totalizando 138.259 casos registrados, sendo 169 considerados graves.

Os óbitos já confirmados ocorreram nas cidades de Bebedouro (1), Bariri (2), Bauru (1), Pederneiras (2), Bragança Paulista (1), Campinas (1), São Paulo (2), Franca (1), Restinga (1), Marília (3), Guarulhos (3), Suzano (1), Batatais (1), Ribeirão Preto (2), Serrana (1), Mauá (1), Parisi (1), Votuporanga (1), Pindamonhangaba (2), Taubaté (2) e Tremembé (1).

Leia também:

Franco da Rocha é a terceira cidade com maior incidência de dengue na RMSP

Maternidade de Franco da Rocha completa 3 anos de atraso sem data para inauguração

Na capital, onde a situação é especialmente crítica, além das duas mortes confirmadas, outros 27 óbitos estão sendo investigados, com um total de 32.212 casos registrados. A Prefeitura de São Paulo identificou 15 bairros em estado de epidemia, distribuídos pelas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, incluindo Vila Jaguará, Parque São Domingos, Itaquera, Jaçanã, São Miguel Paulista, Vila Leopoldina, Anhanguera, Tremembé, Campo Limpo, Vila Maria, Guaianases, Lapa, Água Rasa, Lajeado e Vila Medeiros.

Publicidade
/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg?banner=postmiddle&when=1782109587&who=153

Apesar da gravidade da situação, a vacinação contra a dengue tem encontrado obstáculos. Dos cerca de 500 municípios brasileiros inicialmente selecionados para receber doses do imunizante, apenas 11 estão localizados em São Paulo, excluindo a capital. A vacinação, iniciada de forma gradual em 19 de fevereiro, visa o público-alvo entre 10 e 14 anos.

Diante do cenário, as autoridades reforçam a importância de medidas preventivas, como eliminar qualquer reservatório de água parada sem proteção, esvaziar e limpar recipientes regularmente, furar pneus velhos, tampar caixas d’água e manter a higiene das áreas que acumulem água de chuva. O combate à dengue requer a colaboração de toda a população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Franco da Rocha

A cidade de Franco da Rocha está em situação de epidemia de dengue, agora que superou a incidência de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes, taxa de ocorrência estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma doença ser classificada como epidemia.

Atualmente, Franco da Rocha tem 1.209 casos confirmados e 544 em investigação. O total de casos prováveis é de 1.753. Os dados são desta segunda-feira (4) e foram coletados do Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo.

A cidade lidera o registro de ocorrências confirmadas na região do Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), seguida por Francisco Morato (318), Cajamar (202), Caieiras (159) e Mairiporã (86).

Leia também

Montagem fotográfica mostra dois políticos lado a lado. À esquerda, um homem de cabelos grisalhos aparece vestido com terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, olhando para o lado com expressão séria durante uma entrevista ou evento institucional. À direita, outro homem, usando terno azul, camisa clara e gravata listrada, sorri enquanto fala ao microfone em um ambiente interno, aparentemente durante um discurso ou cerimônia pública. O fundo das duas imagens está desfocado, destacando os personagens em primeiro plano.
Política 20/06/2026

Maurici reúne apoiadores em Morato ao lado de ex-deputado condenado por corrupção

Evento será realizado neste domingo (21), no Centro de Francisco Morato, e marca a retomada política do ex-presidente da Câmara dos Deputados, que voltou a articular uma candidatura após cumprir pena e recuperar os direitos políticos

Imagem de câmera de monitoramento rodoviário na SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), no km 047+800, capturada em 18 de junho de 2026, mostrando o tráfego de veículos em um complexo de pistas cercado por vegetação. À esquerda da imagem, há um congestionamento lento com diversos carros e caminhões enfileirados, enquanto na pista central e em um viaduto adjacente à direita observam-se veículos de emergência parados e equipes de atendimento prestando socorro a um acidente envolvendo caminhões e carros na lateral da via.
Segurança e Justiça 18/06/2026

Engavetamento com caminhão e seis carros bloqueia Bandeirantes em Jundiaí e deixa feridos

Acidente no km 47 interditou totalmente a pista sentido interior e provocou ao menos oito quilômetros de congestionamento na tarde desta quinta-feira (18)

Fotografia mostrando uma pessoa de cabelos escuros e cacheados, vista de perfil à esquerda, olhando e estendendo a mão delicadamente em direção ao rosto de uma figura idosa à direita; a figura idosa possui cabelos brancos, pele enrugada expressiva e veste um xale de tecido grosso com listras escuras sobre os ombros, em uma cena com iluminação dramática e intimista focada nos dois personagens contra um fundo escuro.
Entretenimento e Lazer 18/06/2026

Espetáculo “Elefante” será apresentado gratuitamente em Franco da Rocha

Montagem aborda Alzheimer, memória e relações familiares em apresentação no Circo Escola do Parque Municipal

Uma mulher aparece em plano médio ao ar livre, usando um capacete preto enquanto o ajusta com as duas mãos; ela olha para o horizonte com expressão concentrada e determinada, com vegetação e flores desfocadas ao fundo sob luz natural.
Francisco Morato 18/06/2026

Moradora de Francisco Morato participa da 2ª temporada de “Quilos Mortais Brasil”

Reality exibido na HBO Max acompanha histórias de pessoas com obesidade severa em busca de tratamento e mudança de vida